terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Feministas no Congresso

Imagem - Google.

Apenas 9,6%, este é o percentual de mulheres que atuam no Congresso Brasileiro. Para tentar ajustar esse quadro e incentivar eleitores a escolherem candidatas para representarem os interesses femininos, foi criada a página “Vote numa feminista”, no Facebook. Demonstrando como a participação feminista no poder legislativo é importante.

Apesar de termos uma mulher como presidenta, vivemos em um país machista. Mulheres precisam de leis e políticas públicas que enfrentem as opressões e explorações históricas que sofremos. Buscar representantes que ampliem nossas vozes é um modo de promover a mudança.

Atualmente, os partidos são obrigados a destinarem, no mínimo, 30% das candidaturas às mulheres, mas estas não recebem destaque e praticamente não sabemos que estão concorrendo. O ideal seria termos direito a mesma visibilidade e 50% de participação, já que ambos tem a mesma capacidade de liderança.

Entre 188 países, o Brasil está na posição de número 156 no ranking da representação feminina no Parlamento. Mostrando que a luta por igualdade continua sendo um desafio a ser superado.

Por Carol Gavina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário