quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Histórico cinematográfico de Nova Friburgo

Por: João Guilherme Xavier

     A história do cinema em Nova Friburgo começou por volta de 1898 com o surgimento do animatógrafo. O aparelho projetava quadros em movimentos numa tela e era formado por uma câmera fotográfica especial, baseado no cinematógrafo, a invenção que marcou o início da história do cinema.


Exemplos de cinematógrafo.
Ilustração: Divulgação.

     O primeiro cinema da cidade ficava no Cassino Friburguense, local onde hoje ficam as instalações da Fundação Getulio Vargas. Depois de um tempo as sessões passaram a ser exibidas no Animatógrafo Joly, que ficava na Rua General Argolo, atual Avenida Alberto Braune.
     No início do século XX foi inaugurado o Cinema Leal, que funcionava onde hoje é a Rodoviária Urbana da cidade. Seu prédio era totalmente diferenciado, construído em estilo mourisco. Muitos outros cinemas surgiram nessa mesma época, um deles foi o Cinema Odeon, que se encontrava na esquina da Rua Farinha Filho, porém no ano de 1915 teve suas instalações completamente destruídas por um incêndio.
     Na década de 30 outros cinemas surgiram em Nova Friburgo e a era do Cine Teatro invadia a cidade. Durante os intervalos de troca de rolos de filme, o teatro animava os espectadores. Alguns anos depois, já na década de 40, o Cine Eldorado fez sucesso entre a high society friburguense. Havia até a sessão chique, às oito da noite, quando homens e mulheres usavam suas melhores roupas para frequentar as salas. Já nos anos 50 surgiu o Cine Marabá, que funcionava onde era o famoso Hotel Leuenroth.
     Fechando a época dourada das salas na cidade, havia o Cine São José, instalado onde hoje temos a galeria de mesmo nome. Nova Friburgo ficou durante muito tempo sem ter nenhuma sala de exibição, fato que não aconteceu apenas no município, mas em todo o país, quando diversas salas tradicionais foram fechadas.
     Com o passar do tempo, o formato do cinema foi modificado, porém ele nunca deixou de ser um importante espaço de sociabilidade. Nos dias atuais, Nova Friburgo comporta seis salas cinematográficas, dispostas em dois shoppings da cidade. Além de toda modernidade oferecida em filmes em 3D e salas confortáveis, Nova Friburgo também é destino de mostras e festivais.

Documentário

     Assista ao documentário sobre o tema que preparei para o extinto programa Luau.doc, da Luau TV:



Nenhum comentário:

Postar um comentário