sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Alimentos saudáveis ou puro marketing?


Alimentos diet, ligth, zero, integral e de baixa caloria, essas são algumas opções disponíveis para quem busca uma alimentação saudável. Mas é preciso ficar atento as consequências que esses alimentos trazem à saúde, pois muitas vezes, eles são exemplos de falsa propaganda.

Confira 6 alimentos que são inimigos da saúde e da sua dieta:

  • Peito de Peru e Presunto



Quem nunca ouviu falar que o peito de peru é uma alternativa mais saudável que o presunto?Pois, é! A história não é bem assim. Os dois contém a mesma quantidade de sódio e gordura,originada da uma mistura de carne e da pele do animal. E para a longa conservação dos alimentos embutidos, as indústrias usam nitritos e nitratos, e de acordo com pesquisas, essas substâncias químicas podem causar câncer se ingeridas por muito tempo. Nessa categoria também estão incluídas a salsicha e a mortadela. O ideal é que esses alimentos sejam consumidos, preferencialmente, uma vez por semana.

  •       Refrigerante Zero

Não é por ser de baixa caloria que seu consumo pode ser liberado. Esses refrigerantes contém um alto teor de sódio, que faz você reter líquido, e consequentemente, prejudica o emagrecimento.

  •        Barrinhas de Cereais


Cuidado! Ela pode ser coberta com chocolate branco, preto, ser recheada com nozes, amendoim e castanhas e vir carregada de açúcar e gordura saturada. Se você está de dieta, fique atento as opções disponíveis nas prateleiras. Prefira as barras em versão light e com frutas, seu teor gordura e caloria são reduzidos. Outra opção são as barras de cereais livre de açúcar.

  •       Granola

Alimentos saudáveis nem sempre contém poucas calorias. É o caso da granola.Ela é um alimento ideal para quem está fazendo dieta e busca uma alimentação saudável, mas contém cerca de 300 calorias em uma xícara. Consuma com moderação.

  •      Suco de caixinha




Essas pequenas e inocentes caixinhas de suco, que também podem ser chamando de néctar
de fruta, têm igual ou  maior quantidade de açúcar que os refrigerantes. É isso mesmo! Para 200ml de suco são usadas até duas colheres de açúcar, além de uma grande quantidade de sódio, que se consumido em excesso pode prejudicar o funcionamento dos rins e aumentar as chances de acriança ter pressão alta no futuro. Outro fator negativo é a química usada, provenientes de corantes e aromas.

  •         Bisnaguinha



Esse pãozinho é feito de farinha branca e açúcar com pouquíssimo nutrientes e zero de fibras. Uma das características das bisnaguinha é a sua maciez, atribuída ao excesso de gordura hidrogenada. É preciso ficar atendo ao consumo desse alimento. Uma vez por semana é possível incluí-lo em seu cardápio, mas opte pela versão integral ou de fôrma, com recheios mais saudáveis, como requeijão ou geleia. Os pães feitos em casa são ótimos substitutos, pois contêm menos conservantes.


Por Mitsi Meire Schuindt
*Imagens da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário