segunda-feira, 3 de novembro de 2014





MONTANHAS DE FRIBURGO ENTRE AS MAIS ALTAS 




Novas medições confirmam montanhas de Nova Friburgo entre as mais altas da Serra do Mar
 
Novas medições realizadas pelo doutor em geociências Antonio Paulo Faria confirmaram que o Pico Maior, em Nova Friburgo, é a montanha mais alta da Serra do Mar (que começa em Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro). Em segundo lugar ficou o Caledônia, também em Nova Friburgo, aparecendo depois o Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis.
 
De acordo com Antonio Paulo Faria, a metodologia que foi utilizada nas medições é da Geodésia do IBGE: depois de rastrear com DGPS (GPS diferencial de maior precisão) por 3 períodos de 3 horas (total de 9 h). Estes dados foram depois analisados pelo IBGE para serem homologados:
 
“Medimos a altitude do Pico Maior de Friburgo (2.366 m), homologada no IBGE antes com altitude estimada em 2.315). A Pedra do Sino, que tinha altitude de 2.275 m, agora ficou com 2.255 m (-20 metros). O Pico do Caledônia tinha 2.219 m e agora passou para 2.257 (+ 38 m). O projeto foi concluído e contou com o apoio da UFRJ e IBGE”. disse Antonio Paulo após a conclusão do projeto.
 
O cume Pico Maior não pode ser alcançado por trilhas, pois é muito escarpado. Para realizar esta medição, os pesquisadores tiveram que escalá-lo pela Via Leste, que é uma via de escalada de quinto grau, com 700 metros de altura, uma das mais clássicas do Brasil.  O Pico Médio - vizinho do Pico Maior - com 2.361 (estimado), deixou seu posto de lado. Esta montanha e o Pico Menor, não verdade, são a mesma montanha, ou uma montanha com dois cumes.
 
"O Parque Estadual de Três Picos, também conhecido como Salinas, é a terra da escalada tradicional do Brasil. Com vias de parede de várias enfiadas e proteções afastadas, Salinas é a felicidade e desespero de vários escaladores. Tudo depende se o escalador está ou não acostumado com vias longas num estilo que se convencionou chamar de "Estilo Salinas". A via mais tradicional no local é a Leste, no Pico Maior. Aberta em 1974, tem 700 metros de altura e tem grau acessível, quinto grau", explicou Antonio Paulo Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário