sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Clementina, cadê você? Um espetáculo feito pra encantar

Foto : divulgação
Por: Tamara Catherine
 
A vida e trajetória de uma das maiores vozes do samba no nosso país, a da cantora Clementina de Jesus da Silva, nascida em 1901 é contada no musical "Clementina, cadê você?" através de uma narrativa sensível e não linear, que tem duração de 75 minutos e reúne cerca de 25 canções, nem todas cantadas na íntegra, acompanhas por pandeiro, tantã, violão, flauta, cavaquinho e tambor.. Neta de escravos, doméstica e descoberta como cantora aos 63 anos de idade por Hermínio Bello de Carvalho, Clementina morreu em 1987, considerada a Rainha do Partido Alto, umas das mais importantes sambistas do Brasil.

O Musical "Clementina, cadê você?" é um espetáculo simples, não é uma biografia que narra à trajetória pessoal e artística da sambista e sim uma grande colcha de retalhos, um drama de memórias, onde através de uma roda e samba se tem uma versão deliciosa de um musical de terreiro, que mostra como a saudosa Quelé enxerga o Brasil do século XX. No palco os atores fazem de tudo: interpretam dançam, cantam e tocam.

A peça é divertida, alegre, sem sombra de dúvidas um espetáculo feito pra encantar, perfeito nos seus mínimos detalhes. O cenário tem poucos elementos. Uma mesa, seis cubos, porém o espaço cênico é utilizado com brilhantismo. A cenografia é minimalista, o figurino é absolutamente coerente com o que é retratado, sem contar na seleção ímpar das canções, super bem interpretadas pelos atores em cena. Quanto ao trabalho da atriz Ana Carbatti, esse é irretocável. Dona de uma presença em cena de impacto, uma voz belíssima, interpretações seguras e inspiradas, ela leva a plateia a um êxtase, ao interpretar Clementina de forma tão excepcional. Durante o espetáculo corpos se agitam, pés se mexem sob as cadeiras do teatro o difícil é se segurar e não cair no samba e cantar junto.

Com Texto de Pedro Murad. Direção de Duda Maia. Com Ana Carbatti dando vida a personagem título, dividindo a cena com cinco atores músicos: Bruno Barreto, Bruno Quixotte, Sergio Kauffmann, Vidal Assis e Wendell Bendelack. . "Clementina, Cadê Você?" é um pouco de tudo do muito que ainda necessitamos ouvir, ver e sentir. Um espetáculo maravilhoso, absolutamente imperdível, de uma vibração de sentimentos rara de se encontrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário