quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Vacina contra HPV chega em Friburgo





E a 2ª dose da vacinação contra o HPV começou neste dia 10 de setembro em Nova Friburgo, uma vacina digamos essencial para os jovens. Na cidade a vacinação vai abranger pré adolescentes de 11 a 13 anos, Mas você sabe o que é o HPV?
HPV é uma sigla, que significa PAPILOMA VÍRUS HUMANO. Ele é transmitido principalmente por relações sexuais, mas também da mãe para o feto e por objetos contaminados. O HPV pode provocar verrugas na pele das mãos ou dos pés, por exemplo, e também nos lábios, boca e garganta e nas regiões anal e genital. As lesões genitais podem causar tumores malignos como câncer de pênis e de colo do útero. Nos homens o diagnóstico é mais fácil, mas nas mulheres é preciso fazer exames como o papanicolau. O tratamento pode ser com remédios, cauterização ou cirurgia nos casos de câncer instalado.
Essa vacina tem uma importância gigantesca entre as mulheres no controle do câncer, pois o HPV é o maior causador de câncer do cólo do útero no mundo.
Então vale a dica: você que tem filhos, sobrinhos ou netos nesta idade passe a informação. A vacina estará sendo distribuída no centro de imunização de Nova Friburgo, localizado no posto de saúde Silvio Henrique Braune, na Vila Amélia.

Por Denys Vassallo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário