quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O jornalista no cinema!


A vida do profissional de jornalismo sempre foi representada no cinema. 
Durantes anos, de diversas formas, e de diferentes modos, o jornalista prendeu a atenção do publico. Algumas vezes de forma positiva, tendo o personagem principal como herói, e outras vezes, tendo o profissional como vilão. Fato este, que resultou em visões positivas e negativas, idolátricas ou repulsivas. 
O cinema proporcionou de certa forma, uma maior visibilidade para o profissional dessa área, misturando realidade e fantasia de maneira brilhante.

Dentro deste contexto, segue abaixo, uma lista com 8 dicas de filmes interessantíssimos sobre o tema, onde questões sobre ética profissional, justiça, e liberdade de expressão são levantadas. Pretendendo assim, ajudar o telespectador a levantar questões sobre o real papel do jornalista no mundo.

Para os amantes de cinema é um ótimo convite, e para os futuros jornalistas, e 'curiosos de plantão', é um bom começo!




Dica 1CIDADÃO KANE (1941)

http://blogs.diariodonordeste.com.br/blogdecinema/memoria/cidadao-kane-rebelde-aos-70/
Um clássico do jovem diretor Orson Welles, Cidadão Kane conta a história de vida de um rico e poderoso homem, que morre e deixa um mistério no ar: o que é Rosebud, a última palavra proferida Charles Foster Kane antes de morrer. Após a polêmica gerada pela mídia, o jornalista Jerry Thompson é enviado para investigar a vida de Kane, descobrindo um homem solitário e infeliz. Brilhante atuação de William Alland e do próprio Welles, que fez questão de interpretar Charles Foster Kane.


Dica 2: TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)

http://blogs.odiario.com/sofacompipoca/2011/11/

Trata-se de uma história sem disfarces extraída do livro dos jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward. Um misto de política e corrupção, que aos poucos se torna uma historia inofensiva e heroica ao mesmo tempo. O elenco conta com Robert Red Ford e Dustin Hoffman interpretando os jornalistas que até hoje inspiram os jovens jornalistas a sempre pensar adiante, para pelo menos tentar chegar a todas as evidências de uma revelação sempre estando um passo frente do adversário seguindo sua ética profissional.

Dica 3: OS GRITOS DO SILÊNCIO (1984)

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-164/fotos/detalhe/?cmediafile=19395953


Em Os gritos do silêncio (1984), unidos pela Guerra do Camboja, Sydney Schanberg e Dith Pran são dois repórteres de origens e destinos diferentes. O primeiro é correspondente do New York Times, enquanto o segundo atua como guia e intérprete do americano em seu país natal. Aqui é contada a história desses jornalistas dedicados, que puseram suas vidas em risco em nome da profissão.

Dica 4: O INFORMANTE (1999)

http://blogs.odiario.com/sofacompipoca/2011/11/08/uma-primorosa-biografia-de-um-caso-veridico-em-o-informante/

O informante (1999), com Al Pacino e Russell Crowe, mostra a luta de um cientista recém demitido de fábrica de cigarros e um produtor do programa de TV 60 Minutes para divulgar segredos escandalosos da indústria do tabaco. O Informante é um dos melhores filmes de investigação jornalística, pois nele nos deparamos com um jornalista ético. É justamente porque nele temos um jornalista ético. O personagem interpretado pelo ator Al Pacino sempre cumpre suas promessas de contar a verdade. Ele então toma a decisão de passar todas as vertentes do caso para outro meio de comunicação, o “New York Times’’.

Dica 5: O PREÇO DE UMA VERDADE (2003)


http://naoeoidealmaseoquetem.blogspot.com.br/2012/11/indicacao-de-blog.html#pages/1

Aqui é narrada a história de um jornalista que inventava mais da metade de suas matérias publicadas no jornal The New Republic, de Washington, o que, entretanto, não impede o seu crescimento dentro do jornal. Este filme nos leva a uma boa reflexão sobre, o que não fazer para os futuros jornalistas.

Dica 6: CIDADE DE DEUS (2002)


http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/coffeebreak/2010/10/20/nossa-realidade-esta-entre-os-melhores-filmes-de-acao-do-mundo/

O brasileiro Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, é inspirado numa história real mostra os personagens da favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, pelas lentes de um fotógrafo adolescente que não é o verdadeiro protagonista do filme, não é o único que faz a história acontecer, e não é o único que determina os fatos centras. A trama não se prende somente pela vida de Buscapé, mas, é através da sua perspectiva que entendemos a humanidade existente, num mundo aparentemente condenado a uma violência infinita.


Dica 7: CAPOTE (2005)


https://gingeropinions.wordpress.com/tag/capote/


O filme retrata a matéria realizada pelo escritor Truman Capote de um assassinato brutal no Kansas. Na reportagem investigativa para a revista The New Yorker, Capote, interpretado brilhantemente por Philip Seymour Hoffman (já falecido), choca uma cidade inteira ao levar a cabo a ideia de entrevistar os assassinos, presos após sua chegada. Capote acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar sua teoria de que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção. Logo, o que era uma matéria de revista se transforma em um material extenso, que rende um dos grandes clássicos da literatura moderna, o best seller A Sangue Frio.



Dica 8: FACES DA VERDADE (2008)


http://50anosdefilmes.com.br/2010/faces-da-verdade-nothing-but-the-truth/

O filme trata de temas sérios como: política, liberdade de imprensa, e justiça. É um triller com o melhor do suspense, no qual a jornalista ambiciosa Rachel Armstrong publica matérias sobre um atentado dirigido ao presidente dos Estados Unidos, no qual possivelmente a Venezuela estaria envolvida. Rachel então é presa por ser considera uma ameaça à segurança nacional, sendo assim se encontra num dilema: manter sua ética profissional ou proteger sua família? Dirigido por Rod Lurie e tem Kate Beckinsale e Vera Farmiga no elenco.


Bom filme! :)
* Por Ana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário