sexta-feira, 12 de setembro de 2014

RESENHA: WEEKEND



Por Lincoln Veloso


Ano de lançamento: 2012
Direção: Andrew Haigh
Elenco: Tom Cullen (III), Chris New, Jonathan Race
Gênero: Drama, Romance
País: Inglaterra

                                                           


Não é fácil fazer um filme com a temática GLS. Voltado para um público minoritário, esse tipo de filme sofre com o preconceito e não é visto com bons olhos. Em 'Weekend" não é exceção, lançado em 2012, o filme britânico conta a história de Russel (Tom Cullen) e Glen (Chris New), dois rapazes que se encontram em um momento de carência. Russel se sente sozinho e Glen, depois de uma traição, evita relacionamentos sérios. Em 1h e 30 min de fita, o diretor Andrew Haigh, que é gay assumido, nos mostra que os homossexuais também amam. Em um filme leve e que foge dos estereótipos, "WEEKEND" não levanta a bandeira GLS, ele se assume neutro ao contar apenas uma história de amor entre duas pessoas do mesmo sexo.

Todos os elementos que são encontrados em um filme "normal" estão lá; As crises, as brigas, os amigos conselheiros. As cenas de sexos e drogas não parecem apelativas, elas estão lá pois fazem parte de todo um contexto. O que, talvez, peca no longa é a velocidade dos fatos. Achei o envolvimento de Russel e Glen um pouco desenvolvido, nada que estraga o filme, mas na minha opinião, deveriam se aprofundar mais. A história de Glen é mal contada, transformando o seu personagem em um quase figurante, fazendo do Russel o personagem central.
O filme custou apenas 120 mil libras e possui uma excelente trilha sonora ( destaque para "Marz" de John Grant) Se não fosse voltada para um público específico, o longa certamente iria ser visto apenas como um filme qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário