sábado, 6 de setembro de 2014

Um jeito gostoso de manter a saúde

Por Mitsi Meire

Hábitos alimentares saudáveis começam na infância incluindo frutas, legumes, verduras e carnes magras numa alimentação balanceada, fundamental para a prevenção de doenças e diminuição ou controle do peso. Essa rotina deve ser adotada por quem busca qualidade de vida.
A alimentação deve ser atrativa, colorida, variada e palatável. A ordem não é restrição, mas sim, MODERAÇÃO na hora de se alimentar. 
As frutas são uma grande aliada nessa busca por uma vida saudável e podem agregar muitas vitaminas e benefícios para o nosso corpo. O ideal é consumir de três a cindo porções de frutas diariamente, que variam as vitaminas e fibras necessárias para o bom funcionamento do organismo. Confira algumas frutas e as vantagens de incluí-las no seu cardápio:


MAÇÃ - Sensação de saciedade
Consuma frutas diariamente
Esta fruta tem baixa caloria perfeita para quem está de dieta. Por ser uma fruta fibrosa é necessário que seja mastigada por várias vezes, o que aumenta a sensação de saciedade e reduz o inchaço do corpo. A maçã é rica em vitamina A e C, cálcio, ferro e é uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a reduzir o colesterol e a combater a prisão de ventre.


UVAS - Protege o envelhecimento celular
A uva de cor avermelhada é uma fruta rica em antioxidantes, compostos necessários para neutralizar os radicais livres, evitando assim, a destruição desta célula. De baixa caloria, a uva é uma boa fonte de vitamina A, C e K e zero de colesterol.



ACEROLA - Aumenta a imunidade
Fonte de vitamina C
Engana-se quem pensa que a laranja é a fruta com mais vitamina C. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Unicamp, uma laranja tem cerca de 57 mg de vitamina C, enquanto a acerola tem 104 mg, em uma única fruta. Este nutriente fortalece o sistema imunológico. A fruta é antioxidante, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células e contém vitamina A, que ajuda a prevenir doenças como a cegueira noturna.

MORANGO - Protege o coração
Quem consome esta fruta tem menos chances de ter um infarto do miocárdio. A responsável por esse privilégio é uma substância denominada antocianina, que está presente nas frutas de cor vermelha e azul. O morango regula o intestino, controla o colesterol, é rico em fibra, não engorda e ainda ajuda no emagrecimento. Isso acontece porque ele contém substâncias que estimulam o metabolismo. 
Emagreça com a ajuda dos morangos

Nenhum comentário:

Postar um comentário