terça-feira, 9 de setembro de 2014

Futebol Carioca - A caminho da decadência


Parece que não tem jeito!!!



Falta de estrutura, dívidas, amadorismo, improviso, corrupção... a lista negativa não para de crescer quando se trata de futebol carioca.
            O reflexo negativo de toda a gestão é evidente em seus resultados, clubes grandes e pequenos. Começando pelos clubes pequenos, não há muito o que dizer. Clubes frequentemente abandonando as competições por falta de dinheiro, sem patrocínio e entregue as baratas. Incentivo do governo, que nada!!!
            Podemos pensar: são clubes pequenos, pode até ser de uma certa forma normal isso acontecer (mentalidade carioca), mas e quando se trata de clubes grandes? Aí a coisa muda de figura, pois já se mexe com uma paixão hereditária e de massa. Exemplos não faltam: 


Começando pelo Flamengo: O time vive até uma sequência boa de resultados, classificação heroica para as quartas de final da Copa do Brasil, boa sequência de vitórias, mas administrativamente está longe de convencer. As vitórias que eventualmente chegam tapam o sol com a peneira, pois assim como outros clubes, está afundado em dívidas.
Botafogo: crise embasada por salários atrasados, irregularidades administrativas e já não ganha um titulo de expressão há anos. Também é um visitante assíduo da zona de rebaixamento.
Fluminense: Só está na elite do futebol neste ano e em outros graças ao famoso tapetão, quando o clube utiliza de artifícios jurídicos para se beneficiar, quando o ético é tentar buscar os resultados dentro do campo.
Vasco: Já caiu para a 2ª divisão duas vezes em cinco anos......, está sofrendo para tentar subir, numa campanha terrível.....enfim, o futebol carioca vive um verdadeiro inferno astral.
 
              Falta de vontade política é um problema!!

Parece que a falta de vontade política da FERJ cega a instituição, pois há muitos bons exemplos de gestão eficaz dentro do próprio país. Um bom exemplo é o time do Cruzeiro, de Minas Gerais. Têm apostado em iniciativas de marketing na tentativa de elevar a receita, mas baseiam seus bons resultados na negociação de jogadores para o exterior e na boa reposição das peças vendidas. Enfim, trabalham direito.

Corrupção, um câncer dos novos tempos!!!


Os clubes de futebol do rio são a paixão do seu povo, logo são um excelente potencial de marketing. Como então os clubes se afundam tanto financeiramente? Com um câncer chamado corrupção. A mercantilização do esporte, e em particular, do futebol criou, nos últimos anos, uma situação nova em que grande fluxo de capitais passou a envolver as atividades esportivas. A venda de direitos de uso de imagem de seleções, clubes e jogadores a empresas de produtos esportivos e outros, a venda dos direitos de transmissão de jogos por TV, rádio, Internet etc.; as transferências de jogadores entre clubes e de um país a outro, tudo isso, somado, superou em muito a antiga fonte de recursos que era a renda resultante da venda de ingressos nos estádios. Numa fase mais recente, grandes grupos de investidores, fundos de investimentos multinacionais inclusive, atraídos pelo potencial econômico do futebol, vêm entrando no setor, patrocinando e tornando-se co-administradores de clubes e jogadores. Esse fluxo desenfreado de capital faz “crescer o olho” dos cartolas, abrindo um campo para uma corrupção sem precendentes.

Transformação na raiz já!!!

Somente uma reformulação séria na cultura administrativa do futebol carioca pode salvar a instituição, mas enquanto houver falta de vontade política e corrupção, os clubes cariocas, num curto espaço de tempo, caminharão para a sua própria destruição, algo que já está subitamente acontecendo. O Rio corre um risco enorme de ter um patrimônio cultural completamente extinto daqui há alguns anos. O sinal de alerta foi ligado.

Por Barney Chevrand Campos



Nenhum comentário:

Postar um comentário