quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Não me passe o sal, por favor!

Por Daniele Eddie

Para cuidar bem da sua saúde você se esforça: faz exercícios físicos, bebe muita água, dorme um período suficiente para repor as energias e, na alimentação, não deixa faltar frutas e verduras. Mas você já pensou que tudo isso pode ser em vão se o consumo de sal na sua dieta não diminuir? Pois é, muita gente desconhece o perigo que o sal representa.
 
O sal provoca envelhecimento precoce e perda de paladar
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o sal é um dos maiores responsáveis por mortes evitáveis e doenças como hipertensão, falência renal e cardíaca e infartos. Pesquisas também apontam o consumo exagerado do sal como causador de osteoporose, câncer de estômago, intensificação dos sintomas de asma, doença de Ménière, Alzheimer e diabetes. Nas crianças, a quantidade consumida pode desencadear obesidade, enquanto nos idosos, o principal risco é relacionado com a elevação da pressão arterial, que pode provocar AVC e infarto.

Recentemente, especialistas da OMS se reuniram para revisar as evidências científicas dos males causados pelo sal e definir novas orientações sobre a quantidade diária que pode ser consumida. Eles chegaram a conclusão que o recomendado para um adulto é consumir até cinco gramas diariamente. A reunião também alertou sobre as altas quantidades de sódio encontradas nos alimentos processados, como embutidos, enlatados, macarrão instantâneo e pães de forma.

OMS recomenda para adultos apenas cinco gramas por dia
Foto: Divulgação 
De acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro considera que consome menos sal do que realmente ingere. O órgão estima que cada pessoa atinja até 12 gramas diariamente na sua dieta, o que representa mais que o dobro do recomendado. Na tentativa de minimizar estas quantidades, o governo fez um acordo com a indústria alimentícia nacional que já garantiu a redução de aproximadamente 1,2 toneladas de sódio dos industrializados.

Contudo, a iniciativa pessoal também é necessária para atingir o recomendado. Afinal, quanto mais consumimos o sódio, mais necessitamos dele. A mudança de alguns hábitos pode contribuir na melhoria da sua saúde. Veja algumas dicas de como reduzir a quantidade diária de sal ingerida sem perder o sabor dos alimentos:
  • Compare os rótulos nutricionais. Procure escolher, por exemplo, manteiga sem sal ou margarina com opções de sal mais baixas, com menos de 0,8g por 100g.
  • Evite fazer dietas baseadas no menor consumo de gorduras, pois os alimentos substitutivos geralmente possuem bastante sal.
  • Reduza a quantidade nos alimentos e use-o com menos frequência.
  • Quando for cozinhar, opte pelo azeite, canola de óleo ou outros óleos vegetais ricos em gorduras monoinsaturadas ou gordura poliinsaturada.
  • Se for difícil adaptar a receita, coloque menos manteiga ou margarina.
  • Aposte nos temperos naturais como ervas e especiarias para dar sabor à comida.
  • Ao comer fora de casa, peça para colocarem menos sal em seu prato.
  • Pergunte se o restaurante tem a informação nutricional disponível para ajudar você a escolher uma refeição com menos sódio.
  • Evite escolher ingredientes salgados, como presunto, bacon, queijo, peixe defumado, azeitonas e alcaparras.
  • Livre-se do frasco ou dos sachês de sal em sua mesa, você não precisa deles!
  • Evite muito molho, principalmente os prontos. Você estará ingerindo uma carga extra e desnecessária de sal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário