domingo, 14 de setembro de 2014

Prazer, sou Friburguense Atlético Clube!



Nova Friburgo, cidade pacata de gente acolhedora, polo da moda íntima e das mais belas flores da região, e que, guarda com ela um imenso carinho pelo time que a representa, Friburguense Atlético Clube.
Fundado em 14 de março de 1980, com as cores azul e vermelha, Friburguense surgiu da fusão dos times Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube, ambos de Nova Friburgo.
Em seu primeiro ano da fundação, estreou na Segunda Divisão do Campeonato Carioca, ficando na sétima posição. A partir daí, o clube começou a jogar, sendo classificado para a série A do Campeonato Carioca em 1983. Como um time demora em se adequar e conseguir um avanço significativo no futebol, o time foi rebaixado em 1984, novamente para a série B do Carioca. Assim como em, 1988.
Em 1990, o time começa a ter um destaque no estadual. O clube disputou 13 campeonatos estaduais, e hoje, está na elite do Campeonato Carioca desde a conquista, que ocorreu em 1997, permitindo o acesso à primeira divisão. Desde então, o time não correu mais o risco de rebaixamento, foram 13 anos na elite do Estadual, sendo rebaixado somente em 2010. 

Imagem - Google

Em 1999, o time conseguiu a quarta colocação no estadual, vencendo dois grandes do Rio, Botafogo e Fluminense, fora de casa, no Maracanã. 2004 foi o ano de glória do time na série A, Friburguense chegou às semifinais da Taça Rio, sendo derrotado pelo Vasco nos pênaltis pelo placar de 5x4, após o empate de 1x1, também fora de casa, no Maracanã. O favorável desempenho de 2004 premiou o time com a inédita classificação para a Copa Do Brasil, em 2005. 
Como citado acima, em 2010 foi rebaixado para a série B do estadual. Mas foi a partir da Copa Rio, que o Friburguense começou a selar uma bela história desde a sua fundação. Resgatou o respeito como mandante no estádio Eduardo Guinle, localizado em Nova Friburgo, e o resultado da soma da grande campanha durante o estadual da série B, foi o vice-campeonato, e o acesso, à elite do Carioca.
Mas o que importa, é o orgulho dos friburguenses de torcer pelo ‘Frizão’, poder estar ali junto ao seu time, o incentivando a seguir sempre em frente. Como é citado no hino do clube: Friburguense Friburguense, orgulho da nossa terra... Iremos contigo a qualquer lugar, vibrando e cantando como torcedor...” Avante FRIZÃO!

 Por: Jennifer Carpi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário