terça-feira, 14 de outubro de 2014

 
 "A política, o político, o cidadão: uma oportunidade de mudar o mundo?"

 
 

 O cidadão está consciente sobre o que está acontecendo?

Por Barney Campos 

            Quando se fala em política, para a maioria dos brasileiros essa palavra é sinônimo de farra, jeitinho de “levantar uma grana”, conseguir um saco de cimento, enfim, conseguir algum benefício pessoal. Afinal, com esse salário miserável que o brasileiro ganha, o povo tem que espremer e tentar arrancar alguma coisa desses safados mesmo.

            O cidadão brasileiro está acostumado a isso há anos, mas, me desculpe, a coisa vai de mal a pior! Chegou a hora dessa cultura ser mudada imediatamente, pois o momento político do país não nos permite agir como se nada estivesse acontecendo. Mas, afinal, o que é política mesmo?

            Para tentarmos relembrar o que é realmente política, vamos ao dicionário: Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos).

            Vemos que, na origem da palavra, política é “arte ou ciência da organização”, e o mais importante, “dos cidadãos, pertencente aos cidadãos. Somos política, quem manda e organiza é o povo, a sociedade em si.

            Esse poder temos através do voto. O povo é cúmplice da atual situação política do país, pois se está do jeito que está, a culpa é do povo que vota. As vezes trocamos nosso voto por favores, sem saber que estamos prejudicando o futuro da nossa nação. Quem pensa em política de forma pessoal, é um agente nocivo à nação que representa.

 

Omissão do povo já causou consequências graves.....

 

            Vejamos um exemplo clássico: O palhaço Tiririca, na cidade de São Paulo, em sua primeira eleição, teve a segunda maior votação da história para deputado federal, perdendo apenas para o saudoso Enéas Carneiro, do extinto partido político PRONA. O povo, numa forma de protesto, colocou no poder uma pessoa totalmente despreparada e semianalfabeta. Pois bem. Com a votação expressiva que o deputado palhaço obteve, ele conseguiu levar para o poder três dos mais corruptos políticos mensaleiros do país: Valdemar Costa Neto, João Paulo Cunha e José Mentor. A consequência: prejuízo para a sociedade, desvio de verbas de educação, saúde, transporte..... enfim, país sem desenvolvimento.

            A população têm o poder nas mãos, "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos). Votar direito é obrigação!!! O povo brasileiro já conseguiu depor um Presidente, é preciso resgatar a consciência de nação, e que os próprios beneficiados serão os brasileiros. Podemos ter uma vida melhor, pois o instrumento de mudança estará na nossa frente no dia 26 de outubro. É só querer!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário