terça-feira, 7 de outubro de 2014

O FANTÁSTICO MUNDO DE OZ




POR: LINCOLN VELOSO


SINOPSE: Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. ( www.adorocinema.com)


Em 1939, o mundo se preparava para conhecer um dos maiores clássicos do cinema "O mágico de Oz". O filme se tornou atemporal e sempre se faz obrigatório nas listas dos melhores filmes. Com personagens icônicos, o longa prende a atenção pela sua grande produção.


O filme foi adaptado por Noel Langley, Florence Ryerson e Edgar Allan Woolf e foi diriido por Victor Fleming, porém, vários contribuintes do longa não foram creditados, como, Richard Thorpe e Geroge Cukor, ambos diretores.

Depois ter ter escalado Judy Garland, alguns executivos da MGM cogitaram em trocar por Shirley Temple, mas a Fox não a liberou para o projeto.

Judy Garland como Dorothy


A troca-troca de papéis também marcaram  a história de Oz. A princípio Buddy Ebsen seria o Espantalho e Ray Bolger o Homem de Lata, insastisfeito com o papel, Bolger convenceu o produtor Mervyb Le roy a escala-lo como o Espantalho. Depois de nove dias de filmagem Ebsen, que agora vivia o Homem de Lata, passou mal devido a maquiagem a base de alumínio e foi parar no hospital em estado grave. Jack Haley então foi chamado para o papel.

Um dos pontos altos do filme e lembrados por muitos, foi a canção "Over in the Rainbow" que foi interpretada e imortalizada por Judy Garland. Composta por Harold Arlem e E.Y Harburg, a canção ficou tão famosa que vários artistas a regravaram, como Celine Dion e The Ramones.







Nenhum comentário:

Postar um comentário