quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cada médico com a sua especialidade

A medicina é uma área em que o conhecimento é muito vasto e por isso apresenta ramos específicos. Normalmente essas especialidades são estão relacionadas a um órgão ou sistema do corpo humano. Atualmente existem 53 especialidades médicas no Brasil e todas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Seja para uma consulta preventiva, para sanar alguma dúvida, em um momento de crise ou enfermidade a escolha do médico correto para o problema trará sucesso na consulta e na solução de um futuro problema.

Selecionamos algumas especialidades mais procuradas pela maioria da população brasileira.


OFTALMOLOGISTA

Foco: Olhos e seus dependentes



Esta especialidade trata de todas as doenças relacionadas à visão (por exemplo, astigmatismo, catarata, tumores oculares, degeneração macular, ambliopia). Pode realizar cirurgias, prescrever tratamentos e correções por distúrbios na visão. Caso não esteja enxergando direito, esse é o responsável por trazer a luz para a sua vida.


DERMATOLOGISTA

Foco: Pele

O especialista é responsável pelo diagnóstico e tratamento clínico—cirúrgico do maior órgão do corpo humano, a pele, que envolvem desde uma simples infecções, tumores e reações auto-imunes. Este profissional também se dedica aos cuidados com o cabelo, mucosas (por exemplo, bocas e genitais) e unhas.

Curiosidade: Um adulto tem, em média, 2m2 de pele.

REUMATOLOGISTA E ORTOPEDISTA

Foco: Aparelho locomotor

É responsável pelas articulações, músculos, ligamentos e pelo cuidado com os ossos. As doenças ósseas independem de traumas, pois pedem ser ocasionadas devido à luxações congênitas, câncer e deformidades.

Curiosidade: A hérnia de disco pode ser operada por um ortopedista ou neurocirurgião, ela é responsável por causar dores fortes na coluna.

UROLOGISTA

Foco: Aparelho reprodutor masculino e tratamento urinário de ambos os sexos

A especialidade se concentra nas doenças do aparelho urinário masculino e feminino e no sistema genital masculino. Este especialista atende pacientes de todas as idades. Testículos, próstata, pênis, rins, bexigas, uretra são alguns órgãos que este especialista precisa ter total domínio e conhecimento, inclusive as glândulas adrenais para tratar doenças tumorais.


GINECOLOGISTA OBSTETRA

Foco: Sistema reprodutor feminino

Este médico cuida do tratamento da saúde da mulher a partir da sua infância até a terceira idade e acompanha gestação para que ela aconteça da melhor forma com exames específicos.O profissional cuida e ajuda na prevenção de doenças do sistema reprodutor feminino (composto pelo útero, vagina, ovários e tubas uterinas). Sua função também permite diagnosticar doenças no aparelho digestivo, coração e osteoporose, etc. 

Curiosidades: Menarca é o nome dado para a primeira menstruação de uma menina. A partir desde marco é indicado que eles visitem esse profissional.

ENDOCRINOLOGISTA

Foco: Hormônios
Este profissional pode atuar no tratamento de diabetes, obesidade, câncer, alterações de glândulas (tireoide, por exemplo), desordem do ciclo menstrual, entre outros casos. Os hormônios são responsáveis por controlar a reprodução, a queima dos alimentos e de eliminar resíduos, o crescimento e o desenvolvimento, assim como a quantidade de energia e nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente. Quando acontece alguma alteração nestes níveis, o médico especialista deve ser procurado.

*Imagens da Internet

Por Mitsi Meire Schuindt

Nenhum comentário:

Postar um comentário