segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alerta de saúde: tempo seco e baixa umidade do ar

Por Daniele Eddie

O forte calor, tempo seco e baixa umidade no ar podem ter forte interferência na vida das pessoas, principalmente daquelas com problemas respiratórios. Mesmo quem nunca apresentou nenhuma doença alérgica deve tomar certos cuidados neste período do ano. 

A falta de chuva, poluição e queimadas são responsáveis por doenças respiratórias, crises alérgicas e transmissão de viroses.

A baixa umidade do ar é responsável pelo ressecamento das mucosas nasais, desidratação das células, irritações na vista, comprometimento das funções cardiovascular e consequentemente, dores de cabeça, fadiga e perda de sono. É preciso mencionar também o aumento dos casos de crises de rinite, conjuntivite e viroses bacterianas. Vendo esta lista com tantos problemas de saúde relacionados, você pode pensar que é necessário uma série de medidas para se prevenir, certo? Porém, a prevenção é mais simples do que se imagina. Basta hidratação!

Ingira água várias vezes ao dia
Os médicos recomendam a ingestão de até três litros de água diariamente. Isso contribui para a reidratação das células, mucosas, das vias respiratórias e ainda, proporciona uma aclimatação corporal, que é a liberação de calor do corpo por meio da transpiração. Sucos naturais de frutas são excelentes complementos para hidratação. Outra dica importante é hidratar os olhos e nariz com soro fisiológico, o que também ajuda a eliminar partículas de poluição, diminuindo a irritação.

Para crianças, idosos e  portadores de doenças respiratórias, a dica é utilizar um umidificador de ambiente, que pode ser substituído por uma toalha ou pano umedecido em água limpa. Aliás, vale a pena por em prática esta dica na hora de dormir pois diminui os sintomas da desidratação e proporciona um sono mais tranquilo.

Vale também reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar exposição ao sol no horário entre 10h e 16h, praticar execícios físicos à noite ou pegar mais leve nestes dias secos. Reduzir o tempo do banho que deve, preferencialmente, ser com água morna e passar um hidratante na pele e lábios vai te proteger de irritações e descamações.

No mais, se persistirem os sintomas, visite um médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário