segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Livros de Ficção Histórica

Para quem gosta da combinação de ficção com histórias de época, lá vai algumas dicas de livros que deveriam estar na sua estante.  

As Crônicas de Artur - Bernard Cornwell

Imagem da internet

O rei do inverno conta a mais fiel história de Artur, sem os exageros míticos de outras publicações. a partir de fatos, este romance genial retrata o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro britânico, que luta contra os saxões para manter unida a britânia, no século V, após a saída dos romanos. "O livro traz religião, política, traição, tudo o que mais me interessa," explica Cornwell, que usa a voz ficcional do soldado raso Derfel para ilustrar a vida de Artur. O valoroso soldado cresce dentro do exército do rei e dentro da narrativa de Corwell até se tornar o melhor amigo e conselheiro de Artur na paz e na guerra.
O livro consegue prender a atenção do leitor durante toda a narrativa e tem um final de tirar o fôlego. A trilogia é uma ótima aposta para aqueles que desejam conhecer melhor a história de Artur, Lancelot, Guinevere, Merlin e tantos outros personagens marcantes.

Outlander - Diana Gabaldon

Imagem da internet

A inusitada trama descreve a trajetória de Claire, que viaja em lua-de-mel com Frank para a Escócia depois de anos separada dele pela Segunda Guerra Mundial. Num passeio às ruínas de um templo celta, Claire passa por uma fresta do tempo, atravessa séculos de história e chega no meio de uma violenta batalha, na Escócia do século XVIII. As highlands servem de cenário para as aventuras vividas pela protagonista ao lado de Jamie Fraser, com quem será obrigada a se casar para fugir da presença do capitão Black Jack Randall, antepassado direto e sósia de seu marido. A obra é uma envolvente combinação de elementos de fantasia e romance histórico, escrito a partir de exaustiva pesquisa sobre os hábitos e costumes da região.
Se mesmo depois de ler essa sinopse você ainda não estiver convencido, procure assistir a série baseada nos livros, assim não restará dúvidas. 

Montglane Service - Katherine Neville

Imagem da internet

Com personagens que se movem como peões num tabuleiro, 'O enigma do oito' conta a história do lendário xadrez de Carlos Magno, escondido durante mais de mil anos e desenterrado na Abadia de Montglane, nos Pirineus, às vésperas do início da Revolução Francesa. Quase 200 anos depois, na década de 1970, em Nova York, uma especialista em informática se vê envolvida num perigoso jogo, iniciado dois séculos antes, quando o xadrez deixou a Abadia. Um romance de ação, suspense e mistério, no qual cada reviravolta é uma jogada de mestre.
Só por se passar na Revolução Francesa a história já se torna indispensável, esse é um dos períodos históricos mais fascinantes. A mistura de elementos da realidade e da fantasia com personagens reais, tais como Rousseau, Robespierre e Napoleão somam bastante como fator positivo.
A autora executa a história como se fosse mesmo um jogo de xadrez. Os personagens são como as peças do jogo: Rei, Rainha, Bispo, Cavalo, Torre, Peão. E cada um tem um papel a desempenhar na história. Preciso dizer mais alguma coisa? super recomendado. 

Por Carol Gavina

Nenhum comentário:

Postar um comentário